Home › Imprensa › Notícias e Eventos UNIVERSITÁRIOS SE REÚNEM EM SEMINÁRIO SOBRE HUMANISMO SOLIDÁRIO

UNIVERSITÁRIOS SE REÚNEM EM SEMINÁRIO SOBRE HUMANISMO SOLIDÁRIO

2019

A educação com o viés do humanismo solidário tem sido mais do que um tema recorrente ao longo dos últimos anos. Tem sido uma necessidade imperiosa por vários motivos: insensibilidade com os mais pobres e marginalizados, aumento do desemprego, deterioração da biodiversidade, globalização da cultura do descarte, relativização dos referenciais humanos e religiosos, entre outros.

Nesse contexto, no sábado (15/06), a Pastoral Universitária da Diocese de Colatina se reuniu na Esfa, em Santa Teresa, para a realização de um seminário com o tema “Humanismo Solidário e Formação Universitária”. O evento contou com a presença de cerca de 60 participantes, entre agentes da Pastoral Universitária, professores e acadêmicos das instituições de ensino superior presentes no território diocesano.

Programação

Inicialmente, o grupo participou de uma bonita celebração de abertura, conduzida pelos universitários da Esfa. Em seguida, o frei Antônio Reginaldo Ferreira, capuchinho e vigário da Paróquia Santa Teresa, ministrou uma palestra abordando o tema central do seminário. À tarde, o grupo realizou uma visita cultural pela cidade de Santa Teresa.

A atividade aconteceu num clima de muita comunhão, fortalecimento das ações evangelizadoras no meio universitário, acolhimento de novos membros, conhecimento acadêmico, alegria e partilha da fé.

“O seminário foi uma oportunidade de encontro, de acolhida, de conhecimento e de convivência fraterna entre os universitários. A Pastoral Universitária, por meio de seus três eixos de atuação pastoral (espiritualidade, reflexão e ação social solidária) é a ação evangelizadora da Igreja no meio universitário. Muitos jovens encontram na Pastoral Universitária o caminho para o seguimento de Jesus Cristo. É um campo fértil de evangelização que precisa ser acompanhado com muito carinho pela Igreja”, destacou o professor Anderson Mendes Batista dos Anjos, coordenador diocesano da Pastoral Universitária.

O grupo volta a se reunir nos dias 3 e 4 de agosto, em Ibiraçu, quando acontecerá o 8º Encontro Diocesano da Pastoral Universitária, com o tema “A Alegria do Evangelho na Universidade: Caminhos de Diálogo na Construção de uma Cultura de Valores”.