Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.
Home › Acadêmico › Pós-Graduação › CURSO NOVO › Deficiência Visual e suas Tecnologias

Deficiência Visual e suas Tecnologias

A Especialização em Deficiência Visual e suas Tecnologias visa formar profissionais para atuarem com competência na educação e no atendimento às pessoas cegas e com baixa visão nas diferentes instituições de ensino. O objetivo do curso é propiciar aos profissionais atualização e aprofundamento de conteúdos contemporâneos, relacionados à educação das pessoas que necessitam de atendimento especial na área da Deficiência Visual, visando uma política competente de atuação e inclusão. Além disso, busca preparar profissionais para que possam atuar junto às escolas e equipes pedagógicas nos métodos de ensino e na orientação de familiares e demais profissionais.

A especialização em Deficiência Visual e suas Tecnologias se diferencia de outras especializações por contemplar oficinas práticas e rodas de conversas. Os encontros presenciais contemplam as seguintes áreas: Alfabetização pelo Sistema Braille, Matemática com utilização de Sorobã e Multiplano, Tecnologia na Educação da Pessoa Cega e com Baixa Visão, por meio da utilização de softwares de voz, desenvolvidos em um período de 09 meses.

Durante os encontros, o cursista estará em contato com ferramentas e equipamentos específicos utilizados no cotidiano da pessoa cega e com baixa visão, por meio da interação em ambiente tecnológico. Este ambiente oferece acesso aos softwares de voz, utilização de ampliadores, fundos de tela com contrastes diversos, scanner de voz e lupas eletrônicas.

Para cada disciplina, o cursista conta com o acompanhamento pedagógico dos coordenadores e de especialistas na área da Deficiência Visual.

Público Alvo

O curso é dirigido a profissionais graduados em Pedagogia, Normal Superior ou Licenciaturas na Área da Educação que sentem a necessidade de aprofundamentos e conhecimentos na área da Deficiência Visual.

Grade Curricular

DISCIPLINAS

 

Metodologia Científica

 

A Pessoa com Deficiência e suas Diversas Formas de Comunicação

 

Baixa Visão: Tecnologias e Especificidades

 

A Inclusão do Aluno com Deficiência Visual no Ensino Regular. Alfabetização: Método Braille

 

Simbologia Matemática: Pré-sorobã, Sorobã, Multiplano

 

Orientação, Mobilidade e suas Tecnologia

 

Tecnologia na Educação da Pessoa Cega e com Baixa Visão

 

Práticas e Ferramentas Essenciais Utilizadas na Educação das Pessoas Cegas e com Baixa Visão: Audiodescrição e suas Possibilidades. Conhecendo Espaços de Educação Específicos às Pessoas Cegas e com Baixa Visão

 

O Aluno com Deficiência Visual com: Surdez, Autismo, Deficiência Intelectual. A Surdocegueira e seus Códigos de Comunicação

 

O Ledor, Transcritor e suas Especificidades/Musicografia

 

Monografia

 

Observação:
- O Núcleo de Pós-Graduação se reserva o direito de alterar a matriz curricular para atender interesses e necessidades pedagógicas e administrativas.

FAÇA JÁ A SUA PRÉ-INSCRIÇÃO
Clique aqui e cadastre-se!
 

Informações

Duração:

09 meses

Carga Horária:

420 hs

Vagas:

40 vagas

Turno:

Aos Sábados, geralmente de 15 em 15 dias.

Investimento:

Preços a partir de R$ 2.490,00 à vista.

Obs.: O valor do curso sofrerá alterações dependendo da condição de pagamento escolhida.

Descontos especiais para ex-alunos e conveniados.

Horário:

Sábados Alternados: das 8h às 13h. Em decorrência de feriados, haverá, em algumas ocasiões, encontros em finais de semanas consecutivos.

Coordenador NUPOEX:

Giovani Marinot Vedoato

Doutor

Coordenador do Curso:

Anderson Mendes Batista dos Anjos

Mestre

Contato:

NUPOEX

nupoex@fcb.edu.br

tel.: (27) 2102-6040

 
 

Financiamento

 

Calendário do Curso

«

Maio

»

Não existem nenhum compromisso marcado para o mês atual.

 

Últimas Notícias

ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE GESTÃO EDUCACIONAL

» SAIBA MAIS

CASTELO BRANCO SOCIAL: Celebrando a Páscoa na FAMIC

» SAIBA MAIS

PROFESSOR DA FACULDADE CASTELO BRANCO REALIZA PALESTRA EM ESCOLA DA REDE ESTADUAL

» SAIBA MAIS
 
Faculdade Castelo Branco Webmail (@fcb.edu.br)