Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.
Home › Acadêmico › Pós-Graduação › CURSO NOVO › Pedagogia da Alternância e Educação do Campo

Pedagogia da Alternância e Educação do Campo

A Especialização em Pedagogia da Alternância e Educação do Campo é fundamental para a qualificação do trabalho desenvolvido tanta para os profissionais que atuam ou pretendem atuar em escolas e redes de educação que estão em plena atividade quanto, para os que estão em processo de adaptação político-pedagógica ou criação.

Isso porque o profissional que atua ou deseja trabalhar com a Educação do Campo e/ou com a Pedagogia da Alternância precisa conhecer e se reconhecer dentro de uma proposta educativa que ultrapassa os habituais métodos tradicionais de ensino. Assim, a Especialização em Pedagogia da Alternância e Educação do Campo é uma forma de reafirmar os ideais de resistência e de empoderamento daqueles e daquelas que vivem e trabalham no campo (especificamente para os que trabalham nas Escolas do Campo).

Resistência, visto questionar e colocar-se de modo contrário aos postulados de uma educação que tem o mundo urbano como seu marco de referência, o que faz com que o modelo educacional dispensado aos jovens do campo assuma a forma de uma educação dotada de um perfil deformador, com conteúdos estranhos e fragmentados em relação à realidade de homens e mulheres do mundo camponês.

E, empoderamento, posto a primazia pela formação integral do ser humano e em prol de desenvolvimento sustentável. Aqui podemos vislumbrar uma perspectiva educativa norteada pelo reconhecimento do protagonismo dos sujeitos sociais, capazes que são de ler e reinterpretar o mundo e a realidade na qual estão inseridos, podendo assim, propor medidas e ações que tenham como objetivo intervir e transformar essa realidade de forma mais sintonizada com os interesses, anseios e aspirações das comunidades locais.

Ademais, a formação inicial adquirida nos cursos de licenciatura capacita os educadores para o trabalho docente, mas, raramente, para especificidades de projetos educativos, como o da Educação do Campo e da Pedagogia da Alternância. Portanto, esse curso fundamenta-se nos pressupostos: da necessidade de formação de um profissional que integre as equipes de educadores de escolas do Campo em condições de compreender, formular e executar o projeto político pedagógico das escolas; de uma formação sobre e na estratégia da Pedagogia da Alternância a fim de qualificar teórica e empiricamente os novos educadores das escolas do Campo; da formação inicial vinculada à prática já desenvolvida em escolas do Campo, como condição para que sua práxis cotidiana seja a base do seu itinerário formativo; da observação, da participação, da crítica e da autocrítica, da intervenção e da pesquisa como eixos transversais e transdisciplinares de todo o curso; da auto-organização dos estudantes como processo orgânico e democrático de gestão do curso e de formação para o serviço.

A natureza do curso exige metodologias participativas, laboratoriais, oficinas que permitam vivenciar e atuar de modo teórico-prático, fazendo interagir as concepções da experiência pedagógica de cada estudante, que emergem e são ressignificadas no diálogo com o campo conceitual e prático.

Público Alvo

O curso é dirigido para os profissionais da educação licenciados, bacharéis ou com outros diplomas de nível superior (professores, técnicos e gestores) que atuam nos sistemas públicos, nas escolas do campo que adotem ou que estejam em processo de implantação da modalidade Educação do Campo e/ou da estratégia político/pedagógica da Pedagogia da Alternância ou por simpatizantes e interessados em aprofundar-se nas temáticas propostas pelo curso.

Grade Curricular

DISCIPLINAS

 

Metodologia Científica

 

Genealogia, Contextualização e Princípios da Educação do Campo e da Pedagogia da Alternância

 

Desafios e Perspectivas da Expansão da Educação do Campo e da Pedagogia da Alternância

 

Auto-organização e Gestão Política e Pedagógica dos Centros Familiares de Formação em Alternância

 

Correntes Pedagógicas, Processos Psicossociais e o Educador dos Centros Familiares de Formação em Alternância

 

Estrutura e Funcionamento do Plano de Formação da Pedagogia da Alternância (educadores, famílias e estudantes)

 

Método Guia da Pedagogia da Alternância: Plano de Estudo

 

Os Instrumentos Pedagógicos da Pedagogia da Alternância

 

Os Instrumentos Avaliativos da Pedagogia da Alternância

 

Marcos Legais da Pedagogia da Alternância e da Educação do Campo no Brasil e no Espírito Santo

 

O Estado da Arte da Pedagogia da Alternância e da Educação do Campo no Brasil – Pesquisas e Visibilidade Acadêmica

 

Monografia

 

Observação:
- O Núcleo de Pós-Graduação se reserva o direito de alterar a matriz curricular para atender interesses e necessidades pedagógicas e administrativas.

FAÇA JÁ A SUA PRÉ-INSCRIÇÃO
Clique aqui e cadastre-se!
 

Informações

Duração:

09 meses

Carga Horária:

420 hs

Vagas:

40 vagas

Turno:

Aos Sábados, geralmente de 15 em 15 dias.

Investimento:

Preços a partir de R$ 2.490,00 à vista.

Obs.: O valor do curso sofrerá alterações dependendo da condição de pagamento escolhida.

Descontos especiais para ex-alunos e conveniados.

Horário:

Sábados Alternados: das 8h às 13h. Em decorrência de feriados, haverá, em algumas ocasiões, encontros em finais de semanas consecutivos.

Coordenador NUPOEX:

Giovani Marinot Vedoato

Doutor

Coordenador do Curso:

Anderson Mendes Batista dos Anjos

Mestre

Contato:

NUPOEX

nupoex@fcb.edu.br

tel.: (27) 2102-6040

 
 

Financiamento

 

Calendário do Curso

«

Julho

»

Não existem nenhum compromisso marcado para o mês atual.

 

Últimas Notícias

GINCANA ACADÊMICA E CULTURAL MOVIMENTA OS CURSOS TÉCNICOS

» SAIBA MAIS

CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL CASTELO BRANCO COMEMORA O DIA DO TÉCNICO E AUXILIAR DE ENFERMAGEM CO

» SAIBA MAIS

Vem aí a "V Gincana Acadêmica e Cultural dos Cursos Técnicos"

» SAIBA MAIS
 
Faculdade Castelo Branco Webmail (@fcb.edu.br)